Texto dos padres do Arciprestado de Coimbra sobre o relatório dos abusos na Igreja

Texto dos padres do Arciprestado de Coimbra sobre o relatório dos abusos na Igreja

O relatório da comissão independente, tornado público no passado dia 13 de fevereiro, revelou a realidade dramática e triste dos abusos contra menores, acontecidos no seio da nossa Igreja, realizado por alguns dos seus membros mais responsáveis, particularmente por alguns dos nossos irmãos sacerdotes.

Compreendemos que esta realidade tremenda suscite em toda a comunidade cristã e também em nós padres a perplexidade, o sofrimento, a dúvida, o medo e a interrogação: como é possível que aqueles que tinham a missão de cuidar e proteger pudessem praticar tais atos?

Agora, rezamos de modo especial por todas as vítimas, que hoje continuam a sofrer pela experiência vivida dos abusos; reafirmamos o nosso compromisso total com a verdade, com a transparência e com a tolerância zero no tratamento destes casos; e manifestamos o desejo de tudo fazer para que situações como estas, agora conhecidas, nunca mais se repitam nos nossos contextos eclesiais, ajudando a promover a cultura do escutar, do cuidar e do prevenir.

Em comunhão com os Bispos de Portugal, reiteramos um pedido de perdão a todos quantos sofrem nesta hora e pedimos a todos a oração por todas as vítimas que sofrem, por toda a comunidade cristã, pela Igreja e pela conversão e santidade dos seus pastores.

Prece para juntar à oração Universal

Ó Deus Pai santo, que amas e cuidas de todos os teus filhos e filhas, sobretudo dos menores e mais vulneráveis, confiamos-te a vida de muitas crianças e adultos vulneráveis, que foram abusados sexualmente e cuja confiança e inocência foram destruídas. Ajuda-nos a ouvir os seus gritos de dor e a assumir a reparação e a responsabilidade por tantas vidas destruídas.
Oremos irmãos.

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: