Esteve reunido o Conselho pastoral da Unidade pastoral. Num dos pontos normais da agenda faz parte a avaliação do plano e calendário das ações pastorais.
É muita coisa que se faz nesta Unidade pastoral.
Começou-se por partilhar a comunicação na UP e os dados são os seguintes: Desde setembro que, em média, temos 3010 pessoas a visitar o nosso site, pelo menos uma vez por mês; desses 3010, em média 525 visitam o site pelo menos duas vezes por mês. Se, por um lado, estamos numa tendência decrescente em relação ao número bruto de visitantes, por outro, o número de visitantes recorrentes tem crescido bastante, o que é muito bom porque significa que o site se tem afirmado enquanto referência de comunicação para a nossa UP – 525 pessoas que vão recorrentemente ao site para colher informações, parece ser um excelente número, que importa fazer crescer. Quanto à origem das visitas, o Google é a entrada direta, isto é, aqueles que digitam o URL na barra de endereços, são a maioria: o Google com uma média mensal de 2105 e a entrada direta com uma média mensal de 799 pessoas. As redes sociais e a newsletter semanal são responsáveis por apenas 21% das visitas mensais: mas serão porventura os 21% mais fecundos e, por isso, vale a pena. Aqueles que nos chegam a partir da newsletter semanal, parecem ser um grupo estável, com uma média semanal de 233 pessoas; Em média, as redes sociais estão a fazer-nos chegar, por mês, 557 pessoas ao site; Site em www.igrejasaojose.pt/.
Dados da folha: Envia-se uma média de 2083 folhas paroquiais por e-mail por semana mas só uma média de 807 pessoas a abrem, embora varie de semana para semana.
Partilhou-se depois a finalização dos 3 percursos Alpha; 2 para adultos e um para jovens que foram muito fecundos e agora muitas dessas pessoas integraram diferentes grupos paroquiais.
Partilhou-se o relançamento da adoração eucarística que permitiu às paroquias manter a adoração toda a semana de segunda a sexta em S. José e de segunda a quinta também incluindo uma note em SJ Batista.
Falou-se no percurso Nicodemos que começou com 40 pessoas e no percurso de formação de discípulos que começou no dia 9 de fevereiro com17 inscritos.
Partilhou-se a alegria de ver as conferências Vicentinas a renascer com um desejo renovado de fazerem um trabalho social junto dos pobres, em nome da paróquia e unidas a ela. Várias pessoas têm aderido como voluntários para conhecerem a espiritualidade Vicentina.
Ao nível da Pastoral juvenil, estamos cheios de esperança com a fundação de um grupo de jovens, em S. José, embora da UP, que brotou do percurso Alpha jovens e que já estão a reunir.
A catequese familiar foi uma pedrada no charco. É um imenso número de pais que, em ambas as paróquias, quinzenalmente se encontram para, em comum, prepararem a catequese dos seus filhos e ao mesmo tempo crescerem também eles na fé.
E houve muita coisa que ficou por partilhar por falta de tempo. A nossa missão é semear esperando que a colheita aconteça quando deus quiser, pois os frutos pertencem-lhe.
Pe Jorge Santos