Liturgia – lugar do encontro com Cristo

Liturgia – lugar do encontro com Cristo

Como temos vindo a lembrar, as Jornadas Diocesanas de Formação Permanente vão decorrer no Seminário Maior de Coimbra, nos dias 17 e 18 de janeiro, sob o tema “Liturgia – lugar do encontro com Cristo”, tendo como ponto de referência a Carta Apostólica Desiderio desideravi sobre a formação do Povo de Deus na Liturgia. Orientarão os trabalhos o Pe. João Eleutério e o Pe. Joaquim Ganhão. Em carta dirigida ao clero, o Vigário para a Pastoral, Pe. Manuel Carvalheiro, acredita “ser útil, no momento atual, acolher o apelo do Papa que pretende ajudar a «reavivar o assombro pela beleza da verdade do celebrar cristão, a recordar a necessidade de uma formação litúrgica autêntica e a reconhecer a importância de uma arte da celebração que esteja ao serviço da verdade do mistério pascal e da participação de todos os batizados, cada qual com a especificidade da sua vocação» (nº 62)”.

Como nos anos anteriores, as Jornadas são também abertas a leigos. Em razão do tema, é expectável sobretudo a participação dos leigos mais comprometidos com serviços litúrgicos nas comunidades.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/fBVZUHo9WdGUdS3D6

A partir da Carta Apostólica Desiderio desideravi, sobre a formação do Povo de Deus, a temática estará centrada na Liturgia.

Pensamos ser útil, no momento atual, acolher o apelo do Papa que pretende ajudar a “reavivar o assombro pela beleza da verdade do celebrar cristão, a recordar a necessidade de uma formação litúrgica autêntica e a reconhecer a importância de uma arte da celebração que esteja ao serviço da verdade do mistério pascal e da participação de todos os batizados, cada qual com a especificidade da sua vocação” (nº 62).

Com o estudo e a reflexão do Pe. João Eleutério e do Pe. Joaquim Ganhão, que orientarão as jornadas, a Liturgia, lugar do encontro com Cristo, será o nosso espaço de formação teológica e pastoral.

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: