Este ano com a canção “A Tua Mãe”, os “Symbiose”, das paróquias de São João Batista e Nossa Senhora de Lurdes, trouxeram o primeiro lugar do XXVI Festival Diocesano da Canção Jovem, que decorreu no dia 3 de dezembro no pavilhão das atividades económicas, desportivas e culturais de Pombal.
Embora com um número reduzido de participantes – apenas quatro grupos concorrentes, com os grupos juvenis a terem que responder às múltiplas iniciativas que lhes são propostas no âmbito da preparação próxima para a Jornada Mundial da Juventude – o Festival teve o mesmo brilhantismo, energia e alegria que marcaram todas as suas edições até ao momento.
Com o tema “Leva-me Contigo”, o Segundo Prémio foi para “Jovens do Mundo”, da Quase-paróquia do Imaculado Coração de Maria. O Terceiro Prémio foi para o “Projeto TAU”, da Paróquia de Santo António dos Olivais, com o tema “Segue os Passos da Mãe”.
Este último – “Projeto TAU” levou também consigo o Prémio “Claque”, que “não serve para fomentar a divisão entre grupos, mas sim para criar um ambiente de apoio mútuo e festivo, e mostrar que não somos “jovens-sofá”, como nos lembrou o Papa Francisco”.
O Prémio “Ser”, um dos mais desejados porque premeia a atitude global dos grupos durante todo o dia do Festival, este ano foi para o grupo “Os da Feteira”, da Paróquia de Cernache.
Fonte: Correio de Coimbra
