Propósitos de ADVENTO

Propósitos de ADVENTO

Com o início do novo Ano Litúrgico, em Tempo de Advento, quisemos ajudar as crianças (e famílias) da catequese familiar de São João Baptista a colocar em prática a Palavra de Deus. Propusemos uma caminhada com duas vertentes:

1 – No final de cada missa dominical entregamos-lhes uma folhinha com o “Propósito de Advento”. Em que consiste? Muito simples: um mote, a passagem do Evangelho desse domingo, um propósito para viver durante a semana. Começámos por “Acolher o convidado”, propondo que cada criança limpasse o seu coração para acolher o convidado mais importante que está para chegar: Jesus. No sábado passado houve confissões na paróquia para as crianças. Depois veio o “Pregar no deserto”, apelando à oração diária e ao cumprimento dos deveres, como sinal de conversão de vida. No próximo domingo o mote será ”Anunciar a Boa Nova”, e com ele será lançado o propósito de cada criança deixar de estar centrada em si e rezar pelas crianças pobres que não terão um Natal como elas. Finalmente, no último domingo do Advento, as crianças serão convidadas a “Levar Maria para casa”, rezando-lhe todos os dias para que ela as ajude a preparar o coração para receber Jesus neste Natal. E para que esta caminhada não ficasse apenas no segredo de cada coração, desafiamos as crianças a trazerem, no domingo seguinte, a folhinha do propósito devidamente preenchida: uma cruzinha em cada dia da semana em que o propósito foi cumprido. Colado na porta do frigorífico ou em cima da secretária, em cada casa a folhinha vai marcando presença, e lembrando que vivemos a nossa vida concreta entre domingos, o Dia do Senhor. No domingo seguinte, no Ofertório, cada criança oferece o seu esforço de colocar em prática a Palavra de Deus durante a semana, e assim vai aprendendo a viver a Eucaristia, esta permuta de dons que nos alimenta e conduz ao Céu.

2 – Retomámos a Campanha de Advento que temos vindo a fazer, nos últimos anos, a favor dos mais desfavorecidos da nossa Paróquia. Para isso, em cada semana, durante o Ofertório da missa dominical, as crianças colocam bens alimentares previamente definidos num cesto diante do altar. Com essa doação, ajudam a encher cabazes de Natal para as famílias mais pobres ajudadas pelo GASC da Paróquia e aprendem a partilhar.

Margarida Castel-Branco Caetano

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias:

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided