JMJ – o que é?
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma iniciativa inaugurada por S. João Paulo II em 1985, que consiste num encontro organizado pela Igreja Católica para os jovens. Acontece todos os anos a nível local, mas de três em três anos o Papa convida os jovens do mundo inteiro a reunirem-se consigo, numa mesma cidade, para uma semana de vivência e de celebração da fé. Em 2019 foi anunciado que a próxima edição coletiva da JMJ seria em Lisboa. Prevista inicialmente para o verão de 2022, foi adiada para a semana de 1 a 6 de agosto de 2023.
JMJ – a quem se destina?
Os jovens do mundo inteiro são convidados a participar na JMJ como peregrinos, independentemente da sua origem, credo ou situação religiosa. Porém todos os católicos, independentemente da sua idade, são chamados a colaborar na preparação, acompanhamento e acolhimento dos jovens peregrinos.
JMJ – em que consiste?
São 6 dias de vários eventos (religiosos, culturais e caritativos) propostos aos participantes um pouco por toda a cidade anfitriã, que culminam no fim de semana numa Vigília de Oração e Missa com o Papa. Além disso, muitos jovens peregrinos da JMJ chegam ao país anfitrião na semana antecedente à JMJ, sendo distribuídos por várias dioceses para viverem as chamadas “pré-jornadas” (dias nas dioceses).
JMJ – quem organiza?
É o Papa quem convoca a JMJ, confiando a sua execução a um serviço próprio do Vaticano, em ligação com um Comité Organizador Local (COL), sediado na cidade anfitriã. Além disso, várias dioceses próximas da cidade anfitriã, particularmente envolvidas nas “pré-jornadas”, criam o seu COD (Comité Organizador Diocesano) para promover a JMJ a nível local e preparar os dias nas dioceses. No caso de Coimbra, o COD agrupou as paróquias da Diocese em 21 unidades territoriais, designadas COT (Comité Organizador Territorial).
COT Boa Nova – quem é?
São voluntários representantes das 5 paróquias /2 Unidades Pastorais agrupadas no COT (UP de S. José e S. João Baptista + UP Água Viva: Ceira, Castelo Viegas e Torres do Mondego). Tem uma organização estabelecida: uma coordenação central e várias equipas responsáveis das várias missões do COT. Em janeiro de 2022 contamos já com cerca de 50 elementos, mas vamos precisar de bem mais!
COT Boa Nova – para que serve?
2 missões fundamentais: promover a JMJ nas 5 paróquias que representa e preparar as “pré-jornadas” dos jovens peregrinos que lhe serão atribuídos durante a última semana de julho de 2023 (alojamentos, refeições, voluntariado, atividades, etc).
COT Boa Nova – quantos peregrinos vamos acolher?
Ainda não sabemos… mas as previsões apontam para alguns milhares de jovens, de vários países, em “pré-jornadas” nas nossas paróquias. Por isso, toda a ajuda é necessária e bem-vinda! Se os elementos do COT estão mais claramente ao serviço, todos os paroquianos são fundamentais para que esta missão seja bem-sucedida, trazendo consigo frutos de renovação juvenil nas nossas paróquias.
Como posso ajudar?
Inscreve-te através do formulário: EU QUERO SER VOLUNTÁRIO DA JMJ 2023 – COT Boa Nova