As quase 300 unidades que tÃnhamos comprado para distribuir nas nossas paróquias esgotaram em SJBaptista antes mesmo do inÃcio do Advento: é bom sinal e não há problema nenhum – iremos com certeza comprar mais.
Em SJBaptista, na missa da noite de Domingo, quem quisesse adquirir a proposta da nossa diocese de Coimbra de leitura orante da Palavra de Deus ao ritmo da liturgia dominical, vai mesmo ter que esperar pela semana que vem – eu próprio, que até as fui buscar ao Centro Pastoral mas não tinha no bolso uma moedita para a pagar, vou ter que esperar.
Na visão que anima cada uma das nossas comunidades paroquiais e que serve de base à arquitetura do Plano Pastoral na Unidade Pastoral, este estudo e leitura orante das passagens bÃblicas que a Igreja nos propõe para os quatro Domingos do Advento vai ao encontro de dois essenciais ou pilares: o da formação e o da oração ou adoração.
Nesta altura em que a Igreja, segundo o diagnóstico de muitos entendidos, parece estar em crise ou dificuldades, sobretudo num tempo litúrgico tão propÃcio como o Advento, agarrar-se e ancorar-se na Palavra de Deus não será certamente um paliativo, mas antes uma poderosa vacina com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios que facilmente se propagará pela comunidade.