Helena Freitas profere palestra em S. José

Helena Freitas profere palestra em S. José

O Dia Mundial do Ambiente foi assinalado no passado sábado à tarde, na Paróquia de S. José, com uma palestra proferida pela professora catedrática do Departamento de Botânica da FCTUC, Helena Freitas. A iniciativa, da Comissão para as Comemorações do Ano de S. José, contou com a presença das crianças da catequese, do Grupo ASJ – Adolescentes de São José e de vários paroquianos.

Helena Freitas falou à jovem plateia da necessidade de preservar as espécies em extinção e de combater as alterações climáticas, que põem em causa a sobrevivência dessas mesmas espécies, lembrando as palavras do Papa Francisco, segundo as quais a nossa vida está ligada à dos outros, todos dependemos uns dos outros. O lince ibérico e o urso polar foram alguns dos exemplos de espécies a proteger destacados pelas crianças, que demonstraram ser excelentes guardiães da Natureza e conhecer as regras básicas de proteção do planeta.

Usar cada vez menos plástico, não deitar lixo para o chão, cuidar das árvores, comer bem e utilizar energias não poluentes foram apenas alguns dos conselhos deixados pelos mais novos.

A iniciativa terminou com a plantação de um cedro libanês pelas crianças da catequese no recinto exterior da Igreja de São José.

Deixar uma resposta