«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo» 

 «Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo» 

A igreja de SJBaptista foi mais uma vez demasiado pequena para todos quantos quiseram reviver esta experiência fabulosa de Pentecostes, durante a vigília.

Este ano, apesar dos confinamentos e todos os constrangimentos impostos pela pandemia, várias dezenas de irmãos fizeram, com o Grupo de Oração, o percurso e a experiência do seminário de vida nova no Espírito e, nos percursos Alpha, algumas centenas fizeram essa mesma experiência.

Na semana que a precedeu, muitos foram os que acompanharam uma novena em formato multimédia e assíncrona que foi proposta pela Comunidade Emanuel e também distribuída a partir dos canais das nossas paróquias.

Dito isto, e contando com o facto de que o Senhor é fiel e nunca deixa de assistir com o Seu Espírito todos quantos lho pedem, estavam reunidas as condições para uma grande vigília. E foi-o de facto: não com certeza por nosso mérito, mas porque havia numerosos corações desejosos de se deixarem preencher pelo Espírito Santo e viverem da vida nova que só Ele pode dar.

O serão foi vivido em cinco momentos:

1. Um ato penitencial durante o qual, a partir de passagens do Evangelho segundo São João, nos foi proposto olhar para nós mesmos à luz da Palavra de Deus e da sua misericórdia.

2. Uma liturgia da Palavra durante a qual ouvimos as leituras que a Igreja escolheu para aquela noite.

3. Um momento de louvor forte durante o qual o Senhor foi sacramentalmente exposto: não era o tempo de pedir, nem de interceder, nem de dar graças. Era o tempo de louvar o Senhor por aquilo que Ele é: o Deus vivo, o Deus connosco, o Deus omnipotente, o Deus dos pobres, o nosso Deus.

4. Um momento durante o qual nos dispusemos por grupos e pedimos um novo Pentecostes, um novo baptismo no Espírito para cada um dos presentes.

5. Um momento de intercessão por esta cidade, mas também pela Comunidade Emanuel, pela paróquia de SJBaptista e SJosé, recordando e apresentando ao Senhor cada um dos seus grupos.

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias:

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided