Vigília de Pentecostes

Vigília de Pentecostes

Temos vindo a alimentar as redes sociais com uma Novena de Pentecostes preparada pela Equipa de Liturgia da Comunidade Emanuel e, neste sábado véspera de Pentecostes, iremos propor uma Vigília animada pela Comunidade Emanuel e que pretende envolver as nossas comunidades paroquiais.

No próximo Domingo ouviremos na Oração de Coleta, aquela que o sacerdote entoa imediatamente antes da primeira leitura: “Deus do universo, que no mistério do Pentecostes santificais a Igreja dispersa entre todos os povos e nações, derramai sobre a terra os dons do Espírito Santo, de modo que também hoje se renovem nos corações dos fiéis os prodígios realizados nos primórdios da pregação do Evangelho.”

Dando cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desceu sobre os Apóstolos, transformando-os totalmente e consagrando-os para a missão, que Jesus lhes confiara. Com este Baptismo no Espírito Santo, nasceu a Igreja.

O Espírito Santo é «a alma da Igreja». É Ele quem deu aos Apóstolos e nos dá a nós hoje a perfeita compreensão do Mistério Pascal e nos leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens, sem exceção, especialmente àqueles que habitam esta bela cidade de Coimbra. É Ele quem enriquece o Corpo Místico que somos com dons e carismas, numa grande variedade de vocações, ministérios e atividades. É Ele que, ao mesmo tempo que nos distingue, dando-nos uma personalidade própria dentro da Igreja, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo que a diversidade não destrói a unidade, antes pelo contrário.

Que o Espírito Santo se possa apoderar de nós. Sábado às 21h30 na igreja de SJBaptista. A Vigília será transmitida pelas redes sociais e Youtube.

Deixar uma resposta