“O tempo está a pressionar-nos e, como mostrou a Covid-19, temos os meios para enfrentar o desafio. Temos os meios. É hora de agir, estamos no limite”, apelou o Papa.
Nesta pandemia aprendemos muito mais. Esta pandemia também nos mostrou o que acontece quando o mundo para, faz uma pausa, mesmo que por alguns meses. E o impacto que isso tem na natureza e nas mudanças climáticas, de uma forma tristemente positiva, não é verdade?”
“Quando a destruição da natureza é deflagrada, é muito difícil pará-la, mas ainda temos tempo. E seremos mais resilientes quando trabalharmos juntos, em vez de sozinhos”, apontou.
“De uma crise não sai igual, saímos melhores ou piores. Este é o desafio e, se não melhorarmos, estaremos no caminho da autodestruição”, alertou o Papa, reforçando uma ideia que tem repetido desde o início da pandemia.
Francisco desafiou os líderes políticos a agir com coragem e justiça, falando a verdade, “para que as pessoas saibam como proteger-se da destruição do planeta”.
Quebramos os laços que nos uniam ao Criador, aos outros seres humanos e ao resto da criação. Precisamos de sarar estas relações danificadas, que são essenciais para sustentáculo de nós mesmos e de toda a trama da vida. #EarthDay
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) April 22, 2021