A pandemia veio expor as principais vulnerabilidades da sociedade, com o agravamento das desigualdades sociais e o crescimento da pobreza. Os pobres ficaram ainda mais pobres e surgiram novas formas de pobreza, associadas ao desemprego e à doença.
Como nos disse o Papa Francisco na praça de São Pedro vazia: “Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários”. De facto, “Ninguém se salva sozinho”, todos somos responsáveis uns pelos outros.
O cuidado aos mais pobres e desfavorecidos constitui um dos pilares fundamentais da Igreja, numa união inseparável entre o amor a Deus e aos irmãos. Com o desejo de manifestar a sua proximidade e cuidado a todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a paróquia de São José, em parceria com o Centro de Acolhimento João Paulo II, decidiu promover esta campanha solidária para as vítimas da Covid-19 que apela ao compromisso, ação e oração de todos.
A campanha designada “AME, São José Cuida!” é composta por três áreas de intervenção, designadas por arcos, remetendo para a referência arquitetónica dos 3 arcos frontais da igreja de São José. A cada arco é associada uma área de intervenção dando origem a três arcos: Arco Afetivo, Arco Material e Arco Espiritual. São as letras iniciais de cada arco que dão o nome à campanha AME, A de Afetivo, M de Material e E de Espiritual.
Esta campanha tem início a 6 de junho de 2020 e prolonga-se por quase 2 meses, terminando a 31 de julho. Serão avaliadas as possibilidades de novas edições.
Para o sucesso da campanha AME, é fundamental um forte envolvimento de toda a comunidade da região de Coimbra, desde paroquianos, residentes, estudantes, empresas e instituições, públicas e privadas. Trata-se de um momento de união, de mobilização, de encorajamento e de apresentar soluções imediatas para situações que se vão identificando ao longo do tempo.
Acreditamos na boa-vontade do ser humano e do espírito coletivo de entreajuda, tendo sempre presente a mensagem do nosso padroeiro São José, “São José Cuida!”.