Há já 112 anos que, de 18 a 25 de janeiro, se celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, uma iniciativa de caris ecuménico instituída em 1908 pelo Rev. Paul Wattson, em Graymoor (Nova Iorque), e que ocorre entre a festividade da cátedra de São Pedro e a da conversão de São Paulo.
Por diversas vezes que nos últimos anos a igreja de SJBaptista tem acolhido esta vigília de oração. Este ano foi na igreja de Santo António dos Olivais, na sexta-feira à noite. Pessoalmente fiz lá bons amigos, com quem tenho vindo a manter relações e promessas não cumpridas de um dia destes me deslocar ao seu local de culto para participar numa das suas celebrações.
Infelizmente, este ano uma gripe levou-me à cama e não pude participar. Mas não posso deixar passar em branco que uns dias antes um irmão da igreja presbiteriana me enviou uma mensagem com todas as pautas e alinhamento de cânticos e hinos que seriam cantados nessa noite. E assim, com pequenos gestos, se vai construindo a unidade. É que no céu não me parece que haja um espaço para católicos romanos e outro mais recatado para presbiterianos e outros que tais.
Já agora: sabia que o Alpha, a ferramenta de eleição na nossa Unidade Pastoral para o primeiro anúncio, nasceu no seio de igrejas protestantes?
Paulo Farinha Silva