Porque a capela da Portela do Mondego é dedicada a Santo António, hoje abriu portas aos devotos e celebrou ali Eucaristia em sua honra o Frei Luis, Franciscano que com carinho referiu que Santo António, seguidor de S. Francisco de Assis é com este padroeiro da ordem e também segundo padroeiro de Portugal.
Foi um homem culto, grande orador, conhecedor da natureza e servidor dos pobres.
Assim, hoje somos chamados a seguir o seu exemplo:
Como ele somos chamados a ser o Sal da terra – o sal que dá sabor aos alimentos mas que os preserva da corrupção, o cristão deve preservar-se do que é mal.
E como ele somos chamados a ser Luz para o mundo, exemplo de santidade e piedade que vale a pena seguir; Luz que ilumina sem ofuscar mas que leva a Cristo.
No final o padre Ivan, que ali celebra habitualmente, segundo rito ortodoxo, com a sua comunidade, deu uma palavra de apreço a Santo António e de acolhimento aos presentes e agradeceu o acolhimento que teve do Sr. Bispo D. VirgÃlio e o Pe. Jorge que permitiram o uso da capela; referiu que ninguém tivesse medo que pudessem destruir ou maltratar os santos que a capela tem ou Nossa Senhora de quem os ortodoxos são devotos, pois nada disso: eles trazem é mais santos e respeitam os que estão.
Referiu ter querido estar ali para com a comunidade católica celebrar e festejar Santo António.