Um grupo de irmãos da nossa Unidade Pastoral esteve em Milão onde participou no 30º Congresso Internacional das Células Paroquiais de Evangelização de 14 a 16 de Junho.
O grande objetivo das Células é evangelizar. Como? Formando discípulos missionários capazes de animar o grande gigante que é a paróquia e que muitas vezes está adormecida. É que, a partir do momento em que nos sentimos discípulos missionários, sentimo-nos capazes de anunciar Jesus ressuscitado à nossa volta numa obra que não é nossa mas que quer precisar da nossa contribuição: a vinha é do Senhor e nós somos chamados a colaborar.
“Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,62) Somos chamados a pôr as mãos ao arado, isto é, a tomarmos a iniciativa, e deixarmo-nos conduzir pela graça de Deus que nos anima continuamente com o Espírito Santo.
No sábado fizemos lá uma experiência de reunião em Célula, semelhante ao que fazemos cá, nas nossas paróquias.
Por um lado, sentimo-nos confirmados na medida em que intuímos que estamos cá como lá a ser fiéis a esta corrente de graça com a qual o Espírito Santo quer hoje animar a Igreja de Cristo; por outro, foi muito bonita esta experiência de Igreja Universal na qual milhares de pequenos grupos organizados em Células Paroquiais de Evangelização e espalhados pelo mundo inteiro vivem o mesmo apelo de se deixarem animar pelo Espírito de Deus na missão de renovação contínua da sua Igreja.
Paulo Farinha e Margarida Figueiredo