Folha Paroquial nº 54*Ano II* 2.12.2018 — I DOMINGO DO ADVENTO

Folha Paroquial nº 54*Ano II* 2.12.2018 — I DOMINGO DO ADVENTO

«Para Vós, Senhor, elevo a minha alma.»

A folha pode ser descarregada aqui.

«EVANGELHO (Lc 21, 25-28.34-36)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».»

MEDITAÇÃO
Começámos o novo ano litúrgico com o 1º Domingo do Advento. Os prefácios das missas do Advento situam-nos nas três dimensões do devir temporal em que o Advento nos coloca: Passado, presente e futuro. Passado: Fazemos memória-atualização da esperança que animou o Povo de Israel durante séculos preparando-se para a vinda do Messias. Diz o prefácio: “Foi Ele que os Profetas anunciaram, a Virgem Mãe esperou com inefável amor, João Baptista proclamou estar para vir e mostrou já presente no meio dos homens.”
Mas o Advento vive-se no concreto do hoje da nossa história, o Presente: Por isso acrescenta a oração da Igreja: “Agora, Ele vem ao nosso encontro, em cada homem e em cada tempo, para que O recebamos na fé e na caridade e dêmos testemunho da gloriosa esperança do seu reino. É Ele que nos dá ( hoje) a graça de nos preparamos com alegria para o mistério do seu nascimento.” Vivendo com Ele na história como Emanuel, Deus connosco, não deixa de nos projetar no futuro onde aguardamos os novos céus e a nova terra. Por isso a oração continua apontando para o futuro; “Pai Santo, Vós nos escondestes o dia e a hora em que Jesus Cristo, vosso Filho, Senhor e juiz da história, aparecerá sobre as nuvens do céu revestido de poder e majestade. Nesse dia tremendo e glorioso, passará o mundo presente e aparecerão os novos céus e a nova terra.” Por isso a atitude do Advento é a da sentinela vigilante e o verbo mais repetido é; “Vigiai”.
Sejamos práticos: O que fazer neste advento para não ficar só nuns bons pensamentos e propósitos: Sugestões: Reunir-se com um pequeno grupo de mais de 3 pessoas para fazer a lectio divina que a Diocese propõe para cada Advento ou fazê-la em família se for difícil reunir com um grupo. Sugestão ainda mais simples; A família quando estiver reunida à hora do jantar, acenda uma vela de advento que se vai consumindo até ao natal. Quando a acende rezem juntos uma pequena oração onde termina por dizer: “Vem Senhor, habita a nossa família, entra em nossa casa e no nosso coração como entraste em casa de Zaqueu levando-lhe a alegria da salvação. Maranatha, vem Senhor Jesus.” A oração para cada semana da lectio pode também servir para ser rezada neste momento na família.
Que cada um encontre os gestos práticos para viver melhor o Advento. O importante é não ficar só nos bons pensamentos mas passar a pô-los em prática.

Oração
Senhor nosso Deus
Nós te damos graças pelo Dom da Tua Palavra
Porque nos permites ver a vida com outros olhos, com um olhar de esperança.
Porque te manifestas justamente quando estamos mais fragilizados
Porque nos renova o ânimo e nos levanta a cabeça em todas as nossas lutas e desilusões
Porque nos fazes acreditar que toda a História se encaminha para Ti
Porque continuas a nascer no nosso coração, em cada Natal, na figura de um menino
Que nos emociona, nos toca e nos faz de novo sonhar
Te pedimos a Graça de estarmos atentos aos sinais dos tempos
De Vigiarmos para que não se torne pesado o nosso coração
Para que o egoísmo, o individualismo não ocupe o lugar que foi e sempre será só Teu
E para que a nossa Oração a Ti, aumente a nossa intimidade contigo
E se transforme em vida e amor concreto para com os nossos irmãos.
Amém

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: