A paróquia de S. João Batista, em Coimbra vai realizar no dia 26 de Janeiro, pelas 2oh, o jantar de apresentação do seu próximo Percurso Alpha.
Esta ferramenta de evangelização tem tido algum sucesso entre nós, principalmente nalgumas paróquias onde está implantada como Santa Clara, Carapinheira, Oliveira do Hospital, Febres, Cantanhede, Souselas, Vila Nova de Poiares e Lousã. Tem procurado despertar muitos cristãos baptizados adormecidos ou que estavam colocados na prateleira a apanharem pó. Por vezes, nas nossas comunidades, não deixamos espaço para os outros. Não o fazemos por mal, está na nossa natureza. Queremos fazer tudo e estar nos lugares da frente. Pensamos que o outro não é capaz e se não o fizermos, mais ninguém o faz. (Que pensamento mais egoÃsta, Deus me perdoe).
No Curso Alpha essas questões não se colocam porque TODOS temos o nosso lugar. Não há lugares de primeira, segunda ou terceira fila. Somos todos iguais ou pelo menos aprendemos a sê-Io. E um lugar onde todas as questões são bem-vindas, mesmo aquelas mais inocentes e provocadoras. Ser Igreja é isso. Crescer na diferença de cada um dos seus membros e cada um ao seu ritmo.
A propósito, um dia destes almocei com um amigo que por sinal é ateu. A propósito de uma conversa sobre a existência de Deus e sabendo das minhas convicções religiosas disse-me que tinha um amigo, também ele ateu, que todos os domingos acompanhava a mulher à Igreja, mas que não entrava, ficando no carro. Há pessoas que não entram na igreja para não se encontrarem com Deus. Eles sabem que Ele está lá e que Ele existe.
Miguel Cotrim