Folha paroquial – 32º TC – 12 Nov

Folha paroquial – 32º TC – 12 Nov

A Folha Paroquial da Unidade Pastoral pode ser descarregada aqui

O Senhor dá-nos a sabedoria para conduzirmos bem a nossa vida e fazermos boas escolhas para vivermos felizes. Salomão, podendo escolher riquezas e poder, escolheu a Sabedoria para poder orientar bem o seu povo na paz e na justiça. Aquele pedido agradou a Deus, que o encheu de Sabedoria. Esta não é apenas uma questão de saber intelectual. É muito mais que isso; tem a ver com a sabedoria do coração e é da ordem do saborear. A sabedoria vem de Deus e da sua Palavra. Quem O escuta com atenção adquire a Sabedoria e torna-se prudente e sensato. Quem não O escuta pode ter muito saber intelectual, mas cair na insensatez.

Várias vezes no evangelho, Jesus usa esta expressão: «Insensato». Lembramo-nos daquela parábola de Jesus em que um homem tinha feito uma grande colheita e já não sabia o que havia de fazer a tanto trigo e diz a si mesmo: «Já sei o que vou fazer: Vou construir novos e maiores celeiros onde guardarei toda a minha colheita e depois direi à minha alma:  «Ó minha alma, come, bebe e regala-te pois tens depósitos para muitos anos». Contudo, Deus disse-lhe: “Insensato! Esta mesma noite a tua vida te será tirada, e os bens que depositaste para quem serão? Assim acontecerá ao que amontoa para si e não é rico em relação a Deus.». O homem tentava ser esperto mas não era sábio, pois a sabedoria tem a ver com o sentido da existência.

Na parábola dos talentos, enquanto os dois primeiros tiveram a sabedoria de fazer render os talentos que lhe foram dados, o último, enterrou o seu, em vez de o fazer render. E o Senhor disse-lhe: «Homem mau e preguiçoso! Como quem diz: Insensato! “Não deverias tu ter depositado o meu dinheiro no banco e eu tê-lo-ia levantado com juros?” Foram-te dados talentos e tu enterraste-os em vez de os desenvolver.

As donzelas imprudentes do Evangelho de hoje em vez de se prepararem para a vinda do esposo andaram distraídas com coisas supérfluas e quando Ele chegou não estavam lá, perdendo a oportunidade da sua vida de poderem entrar no banquete com o esposo. Foram imprudentes, insensatas. Deviam estar preparadas para estarem despertas quando o esposo chegasse.

E aquele Senhor que preparara um banquete com todo o requinte para os seus amigos e, depois, quando os manda convidar, cada um recusa o convite, apresentando desculpas fúteis: «Comprei uma junta de bois e quero ir vê-las”, outro diz: «casei-me, peço-te que me dispenses».  E O Senhor fica com imensa tristeza, pois o seu convite cheio de amor e consideração pelos convidados, foi trocado por coisas irrelevantes.

Insensato, imprudente, podia ter dito o Senhor… Ofereço-te a minha amizade, ofereço-te a Vida em abundância e tu escolhes rastejar. Muitas vezes deixamo-nos iludir pelas luzes atrativas do epidérmico: Deus queixa-se através do profeta Jeremias:  “Este povo cometeu dois pecados: «abandonou-me a Mim fonte das águas vivas e anda a buscar água inquinada em cisternas rotas que a não podem conter.” (Jer 2,13)

Precisamos da verdadeira Sabedoria para fazermos as escolhas que conduzem à Vida. Quantas vezes por coisas fúteis não deixamos também a Eucaristia ao Domingo? Um passeio, uma festa de anos de um amigo, alguém que apareceu em casa inesperadamente, tudo  serve de pretexto para recusarmos o convite divino e pormos Deus em último lugar na nossa vida.

Na semana dos Seminários peçamos a Deus a verdadeira Sabedoria para os jovens que o Senhor chama. Que saibam na sua vida escolher o verdadeiro bem e serem ricos aos olhos de Deus.

Oração

Deus de amor e sabedoria infinita,
Quantas vezes me deixei iludir e escolhi mal, sendo insensato.
A minha alma tem sede de Vós, Senhor
Sede da Vossa Sabedoria, daquela que levou o Vosso Filho
A rejeitar as tentações sedutoras do demónio, no deserto
E aderir sempre à vossa vontade.
Eu sei que a Vossa graça vale mais que a Vida
Por isso vos peço que a Vossa sabedoria me leve sempre a escolher a vossa graça
Mais do que todas as delícias desta terra. Amen.

 

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias:

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided