Ministros da Comunhão e Leitores

Ministros da Comunhão:

A escala dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão pode ser descarregar aqui: Escala Ministros da Comunhão Novembro 2020

Distribuição da Sagrada Comunhão no Centro Social S. José pode ser descarregar aqui: Distribuição da Sagrada Comunhão – Doentes 2020 (versão actualizada)

 

Leitores

Dentro do espírito de corresponsabilidade – ativa e participante – que preside hoje à organização e funcionamento das comunidades paroquiais, os leitores disponibilizam-se, em particular, a “emprestar” a sua voz à Palavra de Deus, designadamente nas celebrações litúrgicas de cada domingo. Por meio deles o Pai faz chegar as Sagradas Escrituras ao coração de cada homem e mulher, em benefício de toda a comunidade celebrante.

Assim e porque é enorme a responsabilidade assumida perante Cristo e a sua Igreja, há uma atenção permanente à formação individual dos leitores, nas suas três vertentes bíblica, litúrgica e técnica, seja mediante a realização de cursos de atualização, seja no âmbito das reuniões mensais em que participam, também, os Ministros Extraordinários da Comunhão, seja ainda através do envio aos leitores escalados para cada domingo (feriados religiosos, incluídos) de instruções redigidas por especialista sobre o contexto histórico, a mensagem e a técnica de dição mais adequada ao género literário do texto em causa. Finalmente e por intermédio do respectivo representante, os leitores participam, regularmente, nos trabalhos do Conselho Pastoral Paroquial de São José.

A escala dos leitores pode ser descarregada aqui: Leitores – novembro 2020