As Células Paroquiais de Evangelização (CPE) em Portugal comemoraram 10 anos de existência

As Células Paroquiais de Evangelização (CPE) em Portugal comemoraram 10 anos de existência

Breve resumo histórico

Depois de um grupo de paroquianos ter acompanhado o Sr. Padre Jorge a Milão para participar no Seminário do Sistema Internacional das Células Paroquiais de Evangelização, em Portugal as CPE foram criadas na Paróquia de S. João Baptista, em Coimbra, em 2012 com a adesão àquele Sistema.

Começámos pelo estudo da Evangelii Nuntiandi, de S. Paulo VI, a que se seguiu a abordagem aprofundada do Manual de Base de Formação de Líderes.

Após esta formação feita por 12 pessoas, a primeira reunião da Célula experimental teve lugar no 12 de junho de 2012.

Alguns meses depois a célula experimental multiplicou-se e formaram-se 3 Células.

Entretanto, foi introduzida na Paróquia a Adoração Eucarística, que é o suporte fundamental das Células Paroquiais de Evangelização.

Actualmente existem na Unidade Pastoral de S. José – S. João Baptista 18 CPE, algumas das quais têm também elementos de outras paróquias do país onde as CPE ainda não estão formadas e a funcionar e que quiseram experimentar, on-line, este “caminhar em célula”.

32º Seminário Internacional das Células Paroquiais de Evangelização

Este fim-de-semana de 11 e 12 de junho, em que celebramos os 10 anos das CPE, coincidiu com a realização do 32º Seminário Internacional das Células Paroquiais de Evangelização, com o tema “Caminhamos juntos na missão”, que teve lugar na Paróquia de Sant’Eustórgio, em Milão, com a participação on-line de vários países, incluindo Portugal.

Para a participação neste Seminário Internacional, as CPE da nossa Unidade Pastoral reuniram-se nas tardes de sábado e de domingo, no Salão Paroquial de São José.

Pelas 17h55 de sábado, Portugal deu o seu testemunho comunitário, em direto, para todos os países participantes neste Seminário.
Esta participação foi um momento de oração, com cânticos de louvor, invocação do Espírito Santo e testemunhos pessoais de membros das CPE de várias idades e estados de vida, a saber: Francisca Eiriz, Ana Dioniz, casal Fernanda e Tomás Caetano, Aida Veiga e a jovem Laura Jaime. A conclusão foi feita pelo Padre Jorge.

A animação musical dos cânticos esteve a cargo dos jovens Alexandra e André Marques.

Foi um momento muito especial. No final, a Diana, moderadora do Seminário Internacional, pediu para se repetir um dos cânticos, pois estavam a apreciar muito a música e o ambiente criado.

Todos os membros envolvidos neste momento de oração ficaram de coração cheio, por terem conseguido transmitir o seu amor a Deus e aos irmãos.
No final da sessão, o Sr. Padre Jorge e a Francisca receberam as seguintes mensagens do Padre Paul Fenech, presidente Internacional das Células:
“Padre Jorge, thank you so much for your lively testimony you have given as a missionary parish. Send greetings and gratitude to all those who were present with you. I offer my daily Mass for all of you.”
“We felt a strong prayer! You are blessed!” (“Muito obrigado Pe. Jorge pelo testemunho vivo que deram como paróquia missionária. Dê saudações e agradeça a todos os que estiveram presentes consigo. Ofereço a minha missa diária por vós.”
“Sentimos uma oração intensa! Sois abençoados!”)

 

Na tarde de domingo, continuou-se a participação no seminário internacional, com uma maior adesão de elementos das CPE e terminou-se com a missa às 19h na Igreja de São José.
Em dia da Santíssima Trindade, esta Eucaristia foi também de acção de graças pelo 10º Aniversário das CPE em Portugal.

No final, houve bolo de aniversário para todos os membros das CPE da UP presentes e para toda a comunidade paroquial, em comunhão fraterna e a que aderiram em grande número como mostram as fotografias.

António Relvão, CPE Pedras Vivas, Paróquia de S. João Baptista
Natália Costa, CPE de São José, Paróquia de São José

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta