Reunião fraterna de todos os grupos da Unidade Pastoral

Reunião fraterna de todos os grupos da Unidade Pastoral

Aconteceu no passado dia 8 de junho, uma reunião, fraterna, dos grupos da Unidade Pastoral de S. José e S. João Baptista, que se realizou na Igreja de São João Baptista.

O encontro iniciou com uma oração, tendo por base o texto da Carta aos Romanos, (Rm12, 1-21) que ajudou todos e cada um a integrar-se no espírito do encontro – “Rezar em conjunto, partilhar experiências e dar passos na construção da Unidade Pastoral.”

Tendo o dinamismo sinodal por base, em que todas as paróquias são chamadas a viver, constituíram-se grupos de trabalho, assumindo a reflexão: como é que o “caminhar juntos” está a acontecer na nossa Unidade Pastoral e como o poderemos melhorar.

Ficou claro que, da reflexão construída nos grupos, a Unidade Pastoral de S. José e S. João Baptista exibe, neste momento, ganhos no seu crescimento e na harmonia entre ambas as paróquias. Este acontecimento, positivo, deve-se efetivamente sem margem para dúvidas, à adoção de um só Conselho Pastoral e uma só Equipa de Animação Pastoral para as ambas as paróquias, bem como a coordenação das Células Paroquiais de Evangelização e a dinamização do Percurso Timóteo de catequese de adultos, em que são constituídas por elementos de ambas as paróquias.

Nota-se neste momento, um crescimento mais salutar e harmonioso a emanar entre as paróquias, que antes não se vislumbrava ou, pelo menos, não era evidenciado.

Foram apresentadas sugestões, nomeadamente na área da formação, na articulação entre os grupos de ambas as paróquias e propostas de mais atividades conjuntas.

Ficou a promessa de futuros encontros, para desbravar mais e melhor caminho na construção da unidade, quer entre os vários grupos, quer entre as duas paróquias, para num futuro próximo, a Unidade Pastoral não ser apenas uma estrutura, mas a realidade fraterna e assumida.

Margarida Cerdeira, Paróquia de São José

Deixar uma resposta