Tudo começa na família – catequese reuniu catequistas e famílias no Zoom

Tudo começa na família – catequese reuniu catequistas e famílias no Zoom

O encontro, proposto e realizado pela Organização da Catequese Familiar da paróquia de São José, teve como propósito a reflexão sobre o papel da família no desenvolvimento da criança. O público participante foi constituído em maioria por famílias da paróquia de São José e de João Batista.

A Dra. Inês Coutinho, mãe e íntegra da catequese familiar dinamizou o evento. A mesma faz parte da equipa multidisciplinar da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens em Risco de Coimbra. O encontro virtual aconteceu num sábado a tarde (15 de janeiro de 2022), permitindo assim uma participação maior e mais relaxada ao evento.

As reflexões trazidas pela Dra. Inês foram muito enriquecedoras falando sobre as funções dos pais no papel educativo para com os jovens dentro das próprias famílias. Foi dada atenção, também, à realidade do dia-a-dia no atual contexto social caracterizado por inúmeras tarefas dentro e fora de casa para os adultos e para as mesmas crianças.

O encontro teve a intervenção do pároco Padre Jorge. O pároco relatou sobre a importância da participação comunitária e familiar nesse processo de educação catequética para as crianças. Destacou que a mesma não se esgota no momento formativo presencial. Mas, continua com as dinâmicas das atividades da paróquia para os jovens assim como com a parceria fundamental dos adultos responsáveis. Particular atenção foi dada ao conceito “dinâmico” da palavra família, onde o centro da relação filial permanece intacto independente do vínculo que une os pais/responsáveis aos próprios “miúdos”.

Os ouvintes participaram ativamente na reflexão, contribuindo com o testemunho das experiências pessoais e apresentando o ponto de vista do quotidiano e do convívio.

Esse primeiro encontro foi gratificante e promissor. Aguardamos a proposta de novos encontros para que a comunidade das famílias envolvidas no processo de formação Cristiana e católica das crianças tenha um espaço e um momento onde compartilhar, ouvir e conversar sobre os desafios diários no papel de educadores. Ao mesmo tempo, ter a oportunidade de amadurecer os conceitos e os princípios que norteiam a nossa comunidade paroquial. Por último, mas não menos importante escrevo uma lista de definições que foram associadas a palavra família. Família= Fortaleza, Sacrifício, Cumplicidade, Amor, Convívio, Acolhimento, Calor, Porto seguro, Empatia, Alegria, Segurança, Aceitação.

Pode ser que algum leitor possa concordar com alguns destes termos.

Cesare Fiorini

Deixar uma resposta