Jovens do crisma em retiro

Jovens do crisma em retiro

Eles não são muitos, mas têm Deus e querem ser mais de Deus.

Nas fotos, estão apenas 3: aqueles que em representação de todo o grupo foram entregar ao D Virgílio as cartas nas quais explicam porque querem receber este sacramento.

No ano passado, dez jovens, cinco de cada paróquia, e apesar dos trocadilhos da pandemia, andaram a preparar-se para receber o sacramento do Crisma.

Tal como tínhamos anunciado, no Domingo e na segunda feira, dia de Todos os Santos, estiveram em retiro para melhor se prepararem para este momento que deverá ser decisivo na vida de qualquer cristão batizado: o Catecismo da Igreja Católica ensina que este sacramento forma, juntamente com o batismo e a Eucaristia, os três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Tal como aconteceu no Pentecostes inicial, em que o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos então reunida, assim também o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom do Espírito Santo.

Pedir o crisma é pedir o Dom do Espírito Santo: o efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal, revigorando os dons do Espírito Santo e dando uma força especial para testemunhar a fé cristã.

Rezemos, pois, por este grupinho que nos é muito querido e que no próximo sábado, pelas 16h00, irá receber o Crisma na Sé Nova pelas mãos do nosso bispo.

Deixar uma resposta