São José acolheu o Mercado das Trocas

São José acolheu o Mercado das Trocas

Na comemoração do seu 10º aniversário, o Mercado das Trocas aconteceu no espaço exterior que circunda a igreja de São José – foi no passado sábado, dia 23 de outubro.

O Mercado das Trocas é uma iniciativa da Casa da Esquina, uma associação cuja “missão é trabalhar a transversalidade e interdisciplinaridade das artes, oferecendo à cidade de Coimbra um espaço de encontro e interacção entre artistas singulares e colectivos de dentro e de fora da Casa”.

No Mercado das Trocas, que até ao início da pandemia se realizava uma vez por mês, há uma moeda especial (os jardins) que serve para comprar e vender brinquedos pelas crianças e jovens que queiram participar – cada família chega com uma mantinha e com o stock a vender e depois é começar a negociar – num ambiente familiar e agradável, este mercado permite vender tudo o que as crianças e jovens quiserem, desde que esteja em bom estado de conservação: e há quem faça negócios de sonho!

Como a moeda de troca de pouco serve fora do mercado, só faz sentido vender se for para comprar; e para comprar, são precisos “jardins” e, para os conseguir, há que vender. É um belo círculo virtuoso que combate o desperdício e estimula a vida em sociedade.

Desta vez, a Paróquia de São José foi tida entre os parceiros deste mercado que contou com a inscrição de 130 famílias.

Deixar uma resposta