Formação de Catequistas

Formação de Catequistas

No passado sábado, 25 de setembro, no encontro de catequistas da Paróquia de São José ouvimos a reflexão sobre a catequese familiar feita pelo P. Vasco Gonçalves de Viana de Castelo, tema central do seu doutoramento.

O tema, “Pensar a catequese a partir da família”, fez-nos recuar à igreja doméstica e recordar que a família deve ser o centro da catequese e da evangelização, pois a família é o lugar por excelência, é o espaço vital, o espaço dos afetos.

A família é o ambiente natural onde começamos a viver uma vida cristã, pois só através da afetividade podemos verdadeiramente despertar para a Fé!!!

A catequese, através da comunidade cristã, ajuda a criar vivências, despertar processos, mas em primeiro tem de haver uma vida cristã, e a família é esse objeto indispensável e insubstituível.

A partir da reflexão do P. Vasco Gonçalves, fomos convidados a entrar na aventura da catequese a partir da família, num caminho de renovação cristã, que há muito se desviou, mas qua agora reencontrou o seu centro: a família.

Adriana Macedo, catequista

O tema foi gravado e está disponível no nosso canal Youtube. Poderá encontrar o link na nossa LinkTree em https://linktr.ee/sjbaptista

Deixar uma resposta