Profissão de Fé em SJosé

Profissão de Fé em SJosé

Decorreu no passado fim de semana, no Salão Paroquial de São José, a preparação para a Profissão de Fé que contou com a participação dos adolescentes do 6° ano da catequese, as catequistas Isabel, Helena e Graça, a animação do Pe Fernando e com a visita surpresa da equipa animadora do A. S. J.

As crianças são batizadas muito cedo, ficando a cargo das famílias a decisão de continuarem o seu percurso; na preparação/retiro da profissão de Fé os jovens são convidados a assumirem os seus compromissos batismais, dando continuidade à sua caminhada de Fé.

A preparação foi dividida em 3 etapas, contando com reunião com as catequistas, o retiro / dinâmicas de grupo, Adoração ao Santíssimo e confissão, culminando com a celebração solene no domingo.

O momento do retiro, orientado pelo Pe Fernando, foi iniciado com uma oração, seguido de um debate com o tema “Onde podemos encontrar Jesus?”: os jovens foram convidados a percorrer o espaço envolvente da Igreja, tirar uma foto com o telemóvel, seguido de um momento de partilha das imagens que fotografaram e na qual identificaram Jesus.

Os adolescentes deram asas à imaginação e fotografaram o céu, flores, a Cruz da torre da Igreja, etc, o que deixou as catequistas e o Pe Fernando muito felizes. Ficou demonstrado que é possível testemunhar a presença de Jesus na realidade do nosso dia a dia.

Para encerrar a dinâmica e motivados pelo tema e pela canção “Quem é o Senhor da terra, quem é o Senhor do mar, do infinito e mais além, é meu e teu também… JESUS…” o momento foi de muita descontração com música e coreografia.

Outro tema proposto no retiro foi “o que é a Fé?”: a importância de declarar a Fé em Jesus Cristo nas nossas vidas.

Após cada momento de reflexão da Palavra, o Pe Fernando sugeriu momentos de silêncio interior, para que eles pudessem refletir a importância do apelo de Deus para as suas vidas.

Para finalizar, confiantes e motivados na Fé e no amor de Deus, reavivaram a chama da Luz recebida no dia do Batismo. Os Pais entregaram as velas aos filhos dizendo: “Recebe a Luz da vida, que recebeste no Batismo e que nos propomos a manter acesa na Fé, com a ajuda de Deus.”

O Pe Jorge celebrou a Missa Solene da Profissão de Fé, referindo que motivados pelo amor de Deus, assumido o compromisso pessoal com Deus e colocando esse compromisso na cruz como sinal de ação prática no seguimento a Jesus Vivo e ressuscitado, “parti, espalhai a Boa Nova com ardor, convidando os adolescentes a seguirem o caminho de Fé, sugerindo aos adolescentes a inscrição no A.S.J. e aos Pais no novo percurso ALPHA que se iniciará brevemente”.

Sónia Maciel – mãe do Samuel

Deixar uma resposta