CATEQUESE DE INFÂNCIA

CATEQUESE DE INFÂNCIA

CATEQUESE DE INFÂNCIA

A Catequese da Infância é um percurso de fé que procura despertar nas crianças o sentido missionário da sua vocação cristã, pretendendo que estas se deixem seduzir pela beleza de ser discípulo de Jesus.

O objetivo da catequese é levar cada catequizando não só a um contacto, mas a uma comunhão íntima com Jesus Cristo (cf Catechesi Tradendae 5).

Em todo este Percurso não podemos prescindir da família – como principal transmissora da fé – “que tem uma função primária, porque nela se pode realizar o anúncio da fé num clima de acolhimento e de amor, que, melhor do que qualquer outro, confirma a autenticidade da Palavra” (Directório Geral da Catequese 188).

Do 1º ao 4º ano a Catequese é familiar, isto é, com a periodicidade quinzenal, os pais acompanham as crianças e, enquanto as crianças estão com os seus catequistas, os pais têm o seu encontro com os outros pais e respetivos animadores, que os ajudam a preparar a sessão seguinte da catequese que acontecerá em família.

O que é a catequese familiar?

É uma modalidade recente para fazer interagir pais, crianças e catequistas no anúncio da fé aos mais novos. Os pais comprometeram-se no Baptismo a serem os primeiros educadores da fé dos seus filhos, e esta responsabilidade não fica cumprida só por levá-los à catequese. É preciso que eles sejam também, em casa, as primeiras testemunhas da fé para os filhos. Mas temos de ser realistas. Muitas vezes os pais não se sentem preparados para esta missão pois, também eles, têm muitas dificuldades em relação à fé, A Catequese Familiar, pretende dirigir-se, ao mesmo tempo, aos pais e aos filhos, mas quase diria, em primeiro lugar aos pais, para que estes possam ajudar os filhos.

Esta catequese é quinzenal. Os pais vêm, trazem os filhos e, enquanto estes vão para uma sala com os seus catequistas, aqueles vão para outra com um animador. Este deve ter um nível cultural e uma segurança na fé capaz de animar uma reunião com os pais e responder às suas perguntas. Mas esta reunião é sobretudo para preparar com os pais a catequese que eles próprios se responsabilizam a dar na semana seguinte em casa, aos seus filhos. Claro que muitas vezes as questões sobre a fé e a vida da Igreja vêm ao de cima e é sempre um diálogo fecundo.

Pe. Jorge Santos

INSCRIÇÃO E RENOVAÇÃO DE INSCRIÇÃO 2021/2022

Se deseja inscrever as suas crianças pela primeira vez e/ou quer fazer a renovação da sua inscrição, pode fazê-lo aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEhbcacOvcLyxlcx1IyNKnSrBah5rHrghY03S_MoVNqialSw/viewform

Do 1º ao 4º ano a Catequese é familiar. Isto significa que os encontros de catequese têm uma periodicidade quinzenal, nos quais os pais acompanham as crianças e, enquanto as crianças estão com os seus catequistas, os pais têm o seu encontro com os outros pais e respetivos animadores, que os ajudam a preparar a sessão seguinte da catequese que acontecerá em família.

A Equipa de Coordenação irá contatar os pais, a partir de Setembro, para confirmar a inscrição da criança e informar dos horários disponíveis.

Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contatar-nos.

Contatos:

Email:
catequese.igrejasjose@gmail.com

Facebook:
https://www.facebook.com/paroquiasaojosecoimbra

Deixar uma resposta