Alpha – O testemunho do José

Alpha – O testemunho do José

Estranhamente ninguém me convidou (diretamente) para fazer o percurso. Eu ouvi falar na homília do Padre Jorge (da igreja de São José em Coimbra) sobre o ALPHA e fiz-me convidado. Em boa hora.

Tivemos 10 sessões e em cada uma a minha Fé se ia consolidando mais.

O fato de o ALPHA ser online, deixou-me mais à vontade para participar. Embora não socialize facilmente, fiz amigos para a vida.

Num convívio salutar e produtivo, reuníamos todas as sextas feiras. Visionávamos um pequeno filme que dava o mote. Filmes sempre importantes e que tocavam no cerne do tema apresentado na sessão.

O retiro (online) de Fim-de-semana Alpha com a intercessão do Espírito Santo foi para mim, o ponto-chave deste percurso. Ganhei uma paz de espírito, que há muito procurava e não tinha até agora encontrado.

O Padre Francisco esteve sempre presente e a sua participação foi muito proveitosa.

Neste percurso, não há perguntas nem respostas, erradas ou certas, todos são livres para dizer o que pensam e sentem.
Antes do Alpha tinha dúvidas sobre: “quem é Jesus?; porquê ler a Bíblia?; como orar?”. E nesta caminhada esclareci e dei o meu pequeno contributo para desfazer essas dúvidas. É claro que surgiram mais questões e por isso não quero ficar por aqui. Como o próprio nome indica “Alpha” é só o princípio. Depois vem o “beta” até chegar o “ómega”.

Esta experiência deu-me ferramentas para aprofundar a Fé através da oração e da escuta de Deus e do próximo. Afinal somos todos irmãos em Cristo e filhos do mesmo Deus, que opera em nós através do Espírito Santo!

O Amor é de facto o maior de todos os mandamentos. Neste Natal e em todos os dias da nossa vida estamos condenados (no bom sentido) a Amar!

Tomo a ousadia de vos convidar a fazerem este bonito percurso, lembrando que (crentes ou não crentes), todos estão convidados.

José A. Crespo de Carvalho

Deixar uma resposta