Ano de São José, esposo da Virgem Maria

Ano de São José, esposo da Virgem Maria

O Papa declarou que o ano de 2021 será dedicado a S. José, esposo da Virgem Maria

A Paróquia de S.José, que leva o seu nome e a sua intercessão, é chamada, particularmente este ano, a descobrir melhor o seu padroeiro e a aprender com ele a escutar Deus e a fazer o que Ele lhe manda.

Diz o Papa Francisco: “Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo. Os meus antecessores aprofundaram a mensagem contida nos poucos dados transmitidos pelos Evangelhos para realçar ainda mais o seu papel central na história da salvação: o Beato Pio IX declarou-o «Padroeiro da Igreja Católica» o Venerável Pio XII apresentou-o como «Padroeiro dos operários»; e São João Paulo II, como «Guardião do Redentor». O povo invoca-o como «padroeiro da boa morte».

Assim ao completarem-se 150 anos da sua declaração como Padroeiro da Igreja Católica, feita pelo Beato Pio IX a 8 de dezembro de 1870, gostaria de deixar «a boca – como diz Jesus – falar da abundância do coração» (Mt 12, 34), para partilhar convosco algumas reflexões pessoais sobre esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós.”

E o papa depois afirma que foi a pandemia que o incitou mais fortemente a declarar este ano por causa de tanta gente anónima que se dedicou aos outros durante a pandemia. «Quantas pessoas rezam, se imolam e intercedem pelo bem de todos». Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. A todos eles, dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão.”

Durante este ano teremos ocasião de refletir melhor sobre esta figura ímpar e obter dele a sua intercessão e auxílio.

Pe Jorge Santos

Deixar uma resposta