Retiro de Advento para a Unidade Pastoral

Estamos a iniciar o Advento, tempo de espera e caminhada para o Natal.

O Advento começa com um profundo suspiro de fé e de esperança dirigido ao Senhor, “nosso Pai”, “nosso Redentor”, semelhante aos que subiam da boca e do coração dos nossos antepassados na fé, os santos do Antigo Testamento, que viveram antes da vinda do Filho de Deus. A vigilância é agora inculcada, com todo o rigor, pelo próprio Senhor Jesus.

Esta vida é como uma longa vigília, com os seus tempos sucessivos aguardando o sol nascente – Cristo – que vem do alto, como todas as manhãs recordamos na oração da manhã (Laudes). A solenidade do Natal, a que o Advento nos conduzirá, vem, em cada ano, antecipar simbolicamente aquela vinda gloriosa do Senhor no último dia, o dia que nos introduz na “vida do mundo que há-de vir”.

Continua a ser distribuída à porta da igreja o livro da Lectio Divina que nos poderá ajudar a viver este tempo em família. Custa 1€. Em alternativa, poderá seguir a Lecio Divina proposta pela Comunidade Emanuel em formato multimédia: estão links no site para http://lectiodivina.comunidade-emanuel.pt

No próximo sábado, 6 de Dezembro, teremos um retiro de Advento, orientado pelo Pe. Fernando Santos da Comunidade Emanuel. Começa às 9h30 e termina às 17h00, no salão de SJosé.

Foi uma boa ocasião aproveitada por vários irmãos de forma presencial (30) e online (muitos). O pregador foi o P. Fernando Santos a residir na paróquia de Arroios em Lisboa e membro da Comunidade Emanuel. Via-se pelo rosto e pelos testemunhos que a reflexão ajudou os participantes a orarem e a abrirem o coração ao Deus que vem:

Alegrai-vos. O Senhor está perto. É esta alegria e gratidão de ter o Senhor sempre comigo e na minha vida que quero agradecer e louvar. Bendito sejas, Senhor!” Natália Costa

Momentos com Deus reconfortam-nos o coração e alegram o nosso espírito. Louvado sejas, Senhor!” Natércia Lourenço

Endireitarás veredas, com oração e penitência, na alegria de que Ele vai chegar” Acácio Duarte

Obrigada Senhor por este retiro de Advento. Obrigada porque estás perto, Te fazes próximo e estás já no meio de nós, estás em cada um de nós. Ajuda-me Senhor a ser grata, a ser-Te sempre grata e a escolher o Teu caminho, o único caminho: Tu és a luz, a verdade e a vida. Que sejas SEMPRE alegria em mim. Ámen.” Glória Marieiro e Gabriel (12 anos)

A primeira leitura disse-me tudo o que precisava de ouvir:  «Mas, se é o que não vemos que esperamos, então é com paciência que o temos de aguardar…» – Romanos 8, 25-29” Odete Marques

Acácio Marcelo Alves DuartePublicado em7:12 pm - Nov 29, 2020

Boa Tarde,
Agradeço inscrição para o retiro de Advento, dia 5/12:
– Rosa Maria Canelas Lopes Ferreira
– Acácio Marcelo Alves Duarte
No artigo está: no próximo sábado, dia 6, mas sábado é dia 5/12.
Se for possível disponibilizar o programa, agradeço.