Domingo VI do Tempo Comum

Domingo VI do Tempo Comum

Poderá descarregar do nosso site em https://tinyurl.com/swqkws8 algumas notas exegéticas preparadas pelo Pe José Manuel e que o poderão ajudar a compreender melhor o contexto do qual foram retiradas as leituras que iremos ouvir na liturgia deste Domingo.

A primeira leitura, tirada do livro do Eclesiástico, escrito menos de 200 anos antes do nascimento de Cristo, trata o tema da liberdade humana: Deus pôs diante dos homens e mulheres a possibilidade de escolher o bem ou o mal, de serem felizes ou desgraçados, e agora está nas nossas mãos a escolha.

A segunda leitura, tirada da primeira carta de Paulo aos Coríntios, o Apóstolo pretende interpretar a mentalidade racional da comunidade de Corinto, habituada aos raciocínios do pensamento filosófico grego, e mostrar-lhes o caminho que conduz à autêntica sabedoria que não têm os que dominam este mundo mas que só nos foi dada pela morte na cruz de Jesus Cristo, o Senhor.

O Evangelho, desta vez particularmente longo, tirado de S. Mateus, encontra-se dentro do discurso denominado «sermão da Montanha», em que Jesus fala às multidões sobre os máximos para que temos de tender: o cristianismo, que tem as suas leis como todas as comunidades humanas, coloca a exigência profunda no amor, do qual as regras de vida são a expressão concreta e visível.

Deixar uma resposta