Bênção das Crianças

É tradição na pastoral da Igreja propor neste dia, o da Apresentação do Senhor ou Nossa Senhora das Candeias, uma bênção para as crianças em idade pré-escolar ou pré-catequética. Reparei mesmo que, em muitas paróquias que acompanho pelas redes sociais, muitos párocos convocaram individualmente os pais das crianças batizadas nas suas paróquias e nascidas em 2015 e 2016. Uma ideia que me parece interessante, até porque sabemos que muitas das famílias que pedem o baptismo para os seus filhos não têm grande prática cristã, pelo menos de forma assídua.

Na nossa Unidade Pastoral, foi feito um esforço no sentido de divulgar estes eventos, sobretudo nas Redes Sociais, convidando todas as famílias da nossa cidade com bebés ou crianças em idade pré-escolar a participarem na celebração da Eucaristia, no domingo dia 2 de fevereiro.

Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à Lei de Moisés, Maria e José levaram o Menino Jesus ao templo, a fim de ser oferecido a Deus. Nesta festa da Apresentação do Senhor, associando-se à oferta de Maria, também muitas famílias das nossas paróquias de SJosé e SJBaptista quiseram apresentar a Deus os seus filhos pequenos: na comunidade paroquial de SJosé isso aconteceu durante a missa das 10h45, com o Pe Francisco, aquela que é dedicada e pensada em função das crianças e famílias da catequese, e, em SJBaptista, durante a missa paroquial das 11h00, com o Pe Jorge.