Formação para Células Paroquiais de Evangelização

Formação para Células Paroquiais de Evangelização

No passado sábado, durante a tarde, estiveram reunidos numa das salas de catequese no Coro Alto da igreja de SJosé membros das Células Paroquiais de Evangelização de SJBaptista, SJosé e Santa Clara.

Infelizmente não nos chegaram, pelo menos atempadamente, grandes ecos nos quais nos pudéssemos apoiar para a redação deste artigo que desejávamos que se debruçasse sobre aquilo que lá foi tratado.

Sabemos apenas, pelas palavras do Pe Jorge na eucaristia de Domingo de manhã em SJBaptista que foi muito bom. Já não é mau.

Tratava-se num entanto de uma formação sobre a qual recaiam algumas expetativas: as Células Paroquiais de Evangelização são, não nos cansaremos de o repetir, nas paróquias que compõem a nossa Unidade Pastoral, a principal e prioritária opção de inclusão de todos os irmãos num pequeno grupo onde possam crescer na fé. Se o Alpha é o primeiro anúncio, correspondendo-lhe por isso a primeira letra do alfabeto, as células são o crescimento integral naquilo que na nossa gíria chamamos os 5 essenciais ou vitaminas: oração, amor fraterno, o enraizamento em Cristo através da formação, o serviço e a evangelização. Não que estes 5 essenciais só sejam alcançáveis nas células, mas estão lá presentes.

A sessão de uma célula inicia-se com um tempo de louvor durante o qual se cantam alguns cânticos de louvor intercalados com orações espontâneas, também elas de louvor, e se pode terminar com um cântico ou invocação do Espírito Santo. Lê-se uma passagem da escritura e medita-se a partir de um ensinamento ou reflexão previamente enviada pelo pároco aos líderes de cada célula. Há um tempo de partilha, da palavra vivida e da vida rezada. Antes de uma oração final do Pai Nosso que deverá ser rezado voltados para o exterior, para a rua (são células de evangelização e todos deverão empenhar-se no anúncio da Boa Nova do Evangelho), há ainda um tempo de intercessão em que cada um pode e deve pedir a oração dos seus irmãos de célula pelas intenções que melhor lhe aprouverem: por si, pelos seus, por alguém conhecido que esteja a passar por uma provação especialmente dura, etc.

Formação Células – continuação

Para além da formação que já decorreu no passado sábado, este percurso continuará no serão da próxima sexta, dia 24, às 21h30, numa das salas de SJBaptista. Todos são bem-vindos, mesmo que venham de outras paróquias.

Deixar uma resposta