Festa do Pai Nosso traz à Igreja de S. José cerca de 80 crianças

Festa do Pai Nosso traz à Igreja de S. José cerca de 80 crianças

A Festa do Pai Nosso faz parte do itinerário catequético do 2º ano. Na Igreja a referida celebração juntou crianças e respetivas famílias que, reunidas como irmãos, fizeram a oração ensinada por Jesus aos discípulos. Foram cerca de 80 crianças que no passado dia 28 de abril, confirmaram a aprendizagem da oração feita em todas as Eucaristias, e concretamente do significado de cada palavra que a compõe.

Presidida pelo Frei Pedro, a celebração teve início com uma procissão de entrada, na qual, para além da imagem de Jesus Crucificado e das velas que representavam a luz de Cristo Ressuscitado, seguiram as flores construídas em cada grupo e que simbolizavam cada criança que fez a Festa do Pai Nosso.

As leituras e o salmo, foram proclamados pelos pais das crianças. O Frei Pedro, que presidiu a celebração, desafiou as crianças a partilhar os ensinamentos recebidos na catequese e, particularmente, a falar da oração do Pai Nosso com aqueles com quem convivem diariamente, dizendo: “assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”.

Terminada a homília, mais uma vez, os pais foram envolvidos nas preces que integraram a Oração dos Fiéis, levando a assembleia a orar pela humanidade e em especial pelas crianças, para que não percam o ânimo de rezar ao Pai do Céu.

Mais tarde, junto do ambão, as crianças, explicaram em 20 frases o que aprenderam sobre cada prece da oração do Pai Nosso. Feita a explicação, a comunidade deu as mãos para, como irmãos, rezar a oração que Jesus nos ensinou, dando especial ênfase a este momento da Eucaristia.

De hoje em diante, as crianças do 2º ano conhecem a melhor forma de falar com o Pai do Céu e é-lhes confiada a missão de não deixar de lhe falar, através da oração.

Para confirmar a aceitação do desafio que Jesus lhes deixou, cada um recebeu das mãos do Frei Pedro o respetivo diploma, que comprova que cada um é conhecedor das palavras que o Filho de Deus nos ensinou. Além do diploma, cada criança recebeu também um marcador de livros, com a imagem de uma flor, que representa, de forma genérica, os grupos de catequese que semanalmente se reúnem para falar do Pai do Céu. Neste marcador está também inscrita a oração do Pai Nosso, com o intuito de estimular a oração em família, porque, em cada família se revê a filiação de Deus.

 

Ana Carvalho

Deixar uma resposta